segunda-feira, 25 de junho de 2012

A justiça pelo povo ou pelos mensaleiros?

 

     Enfim, parece que o julgamento do mensalão vai acontecer. O ministro revisor do processo, Ricardo Lewandowski, entregou seu voto ao STF na semana que passou. Após sete anos de espera, a sociedade brasileira terá o direito legal de identificar atores daquele que é um dos maiores, se não o maior, caso de corrupção da história política brasileira.
   No entanto, esse texto abre espaço para um fato no mínimo curioso envolvendo a vida pessoal do ministro revisor do STF. Trata-se do fato da mãe do magistrado morar na rua da ex-primeira dama Marisa Letícia, esposa de Lula, e dessas manterem estreitas relações. Não quero com isso indagar, irresponsavelmente, que esta relação está sendo usada por Lula com o intuito de influenciar a votação do relator. Mas, devido aos  últimos fatos protagonizados pelo mesmo, não nego que fico apreensivo com tal coincidência. 
    Já ficou evidente as manobras, custe o que custar, praticadas pelo ex-presidente petista afim de adiar o julgamento. Lula chegou a ser acusado pelo também ministro do supremo, Gilmar Mendes, de chantagem, sugerindo blindagem política na CPI do cachoeira em troca do adiamento do julgamento. Mas o que mais me deixa encucado nesse contexto, é que as páginas do processo está com o revisor no período de seis meses, com o agravante deste possuir em seu gabinete 5 recepcionista, 1 assistente administrativo, 3 técnicos em secretariado, 1 chefe de gabinete, 1 procurador federal, 4 técnicos judiciários e 17 analistas judiciários. Por que então tanta demora? 
      Finalizando eu  tento responder a pergunta feita acima com outro agravantel: Vossa excelência, o ministro Lewandowiski, foi indicado, talvez pela relação exposta no texto, por Lula, coincidentemente em 2006, um ano  após a plotagem do mensalão. Será mais uma Pizza em nossa história?! Só nos resta "a espera de um milagre": a punição de mensaleiros com total imparcialidade do indicado por Lula. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário